A pandemia de coronavírus evidenciou a importância do trabalho do contador público, que é quem orientou os gestores públicos sobre os limites dos gastos, além de auxiliar na aplicação destes recursos de enfrentamento à pandemia.
Esse foi o tema da explanação do contador-geral do Estado e coordenador da comissão de contabilidade pública do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ricardo Borges, e do diretor da Megasoft Informática, José Hosanan, na live sobre gestão pública realizada na última terça-feira (29).
De acordo com o contador-geral, o protagonismo assumido pelos contadores contribuiu ativamente na gestão, ainda mais em tempos pandêmicos, quando os desafios de um final de gestão foram somados ao enfrentamento à pandemia.
Diante da pandemia, os municípios que já tinham diversas restrições relacionadas ao encerramento de mandato, tiveram a alterações para permitir o pagamento de créditos para o enfrentamento à pandemia.
“Foram os contadores quem fizeram estas orientações para os gestores públicos registrarem suas compras com registros fidedignos, para a prestação de contas”, explicou.
Por isso o contador público é um profissional extremamente necessário para a administração, “porque são os contadores quem estão orientando os gestores para as adequações e para a fiscalização dos órgãos de controle”.
Ou seja, diante da importância para a gestão, o contador não pode ser responsável apenas pelo serviço tributário, de arrecadação.
Tags: Contabilidade pública, CORONAVÍRUS, CRC, Gestão pública, Megasoft informatica